quarta-feira, 27 de maio de 2009

Livro do dia| 28 de Maio


Esta é uma primeira antologia da poesia de Fernando Pessoa que se pretende ao alcance de todos: crianças e adultos. Nela se reúnem não só os poucos e por vezes divertidos poemas que escreveu para crianças, mas também outros cuja leitura é acessível aos mais jovens.


Sobre o autor
Fernando António Nogueira Pessoa, mais conhecido como Fernando Pessoa, nasceu em 13 de Junho de 1888 e morreu em 30 de Novembro de 1935, em Lisboa e foi um poeta e escritor português.
É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e o seu valor é comparado ao de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou-o, ao lado de Pablo Neruda, o mais representativo poeta do século XX. Por ter vivido a maior parte de sua adolescência na África do Sul, a língua inglesa também possui destaque na sua vida, com Pessoa traduzindo, escrevendo, trabalhando e estudando nesse idioma. Teve uma vida discreta, trabalhando no jornalismo, na publicidade, no comércio e, principalmente, na literatura, onde se desdobrou em várias outras personalidades conhecidas como heterónimos.
Morreu de cólica hepática aos 47 anos na mesma cidade onde nasceu, tendo a sua última frase sido escrita na língua inglesa: "I know not what tomorrow will bring... " ("Não sei o que o amanhã trará").

Sem comentários:

Enviar um comentário