sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Halloween



O dia das bruxas

O dia das bruxas comemora-se na noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro. Tem origem numa celebração do povo celta, que habitou a Irlanda entre os anos 600 a.C e 800 d.C. No século XIX, os emigrantes irlandeses levaram este festejo para os Estados Unidos.


Antigamente o Halloween era uma festa religiosa, porque no dia seguinte, dia 1 de Novembro, era dia de Todos os Santos.
Nessa época, as pessoas pensavam que na noite de 31 de Outubro os fantasmas dos mortos visitavam a terra. Estes fantasmas não pretendiam assustar ou fazer mal aos vivos. Eles apenas queriam visitar os seus familiares, aquecerem-se à lareira ou então comer uma boa refeição antes do Inverno.
No entanto, havia pessoas que achavam que também os maus fantasmas apareciam nessa noite e que bruxas assustadoras cruzavam os céus montadas nas suas vassouras. Outros ainda diziam ver esqueletos e gatos pretos.
Só em Portugal é que se chama Dia das Bruxas. A relação com as bruxas nasceu durante a Idade Média, quando estas começaram a ser condenadas à fogueira pela Igreja Católica. A tradição da abóbora-lanterna nasceu de uma tradição americana ligada ao período das colheitas agrícolas.

As bruxas

Desde sempre o Homem se apercebeu que havia muitos fenómenos sem explicação. Porque havia dia e noite? O que provocava os trovões, os relâmpagos, o vento ou a chuva? Porque é que as pessoas ficavam doentes e como é que se podiam curar?
Os primeiros homens acreditavam em forças misteriosas, os espíritos, com quem algumas pessoas conseguiam comunicar. Estas pessoas com poderes especiais foram as primeiras bruxas. Nessa altura a ciência ainda não existia e as pessoas só sabiam explicar os fenómenos através da magia. Depois as pessoas começaram a procurar explicações mais lógicas para os fenómenos e apareceram os primeiros cientistas. Durante muito tempo, ciência e magia misturaram-se. Um exemplo é o da alquimia. Os alquimistas eram magos que queriam descobrir o elixir da juventude e a forma de transformar os metais em ouro. De certa forma, foram as suas experiências que permitiram desenvolver a Química. Foram os alquimistas os primeiros a fabricar pólvora o que, como nós hoje sabemos, nada tem de mágico.

Trick or treat

Normalmente, as crianças disfarçam-se de fantasmas, bruxas ou monstros e percorrem a vizinhança batendo de porta em porta, esperando receber doces ou outras coisas boas, após dizerem “trick or treat” (doce ou susto).
Muitas famílias organizam festas de Halloween em suas casas, decorando as paredes com figuras de bruxas, gatos pretos e fantasmas. Fazem-se lanternas a partir de abóboras ou nabos e colocam-se nas janelas e nos jardins.
A actual festa do Halloween é produto da mistura de muitas tradições.

Sem comentários:

Enviar um comentário